Protegendo a inovação

março 11, 2015 § Deixe um comentário

MAR15_09_JH5986-001

Temos o costume de achar que para criarmos um ambiente inovador em nossos negócios, basta modificar o clima da empresa, incentivar os funcionários a tentarem algo novo, investir em processos flexíveis, etc.

O que descrevi acima é apenas parte do processo, a parte que cabe à organização.Temos a parte que cabe à cada indivíduo e à sociedade como um todo. A sociedade como um todo pode ser entendida como o macro ambiente onde a organização está inserida: a cidade, o estado, o país. O que conta nesse macro ambiente é a legislação. Ela também deve necessariamente incentivar a inovação e protegê-la.

Não é novidade que é difícil manter os direitos autorais e de patente nos mesmos moldes de antes (que diga a industria fonográfica), por isso a discussão é necessária. Nossas leis de propriedade industrial e direitos autorais datam da década de 1990, são relativamente novas em relação a similares estrangeiras. Mas, o mundo em que vivemos hoje é completamente diferente do de 20 anos atrás.

Essa introdução, é para comentar um artigo da HBR a respeito do “innovation act”, que é um projeto de lei que está sendo discutido no Congresso americano e que traz mudanças em relação à lei atual deles para facilitar a proteção de inovações. Creio que esse é um assunto que deveríamos pensar aqui também, principalmente em relação ao emaranhado burocrático que tolhe a inovação brasileira.

Vale a reflexão:

https://hbr.org/2015/03/why-congress-needs-to-pass-the-innovation-act-this-time

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Protegendo a inovação no Marcelo Tibau.

Meta

%d blogueiros gostam disto: