Portfolio

“Going solo” é uma expressão da língua inglesa que significa, em uma tradução aproximada, “por conta própria”. É claro que um projeto profissional nunca é feito completamente por “conta própria”, há vários envolvidos que contribuem ao longo do caminho para a sua concepção, desenvolvimento e implementação. São mentores, contatos, parceiros, amigos e principalmente, clientes, que tornam possível todo e qualquer “voo solo profissional”. A todos, o meu mais sincero agradecimento.

1. CURADORIA DIGITAL

GAME “MEU CAMPUS”

CLIENTE: Estácio de Sá (http://portal.estacio.br/)

portfolio_campus.jpg

Desenvolvimento de casos e questões, com base em conteúdo situacional, para a área de Atendimento Presencial e Hospitalidade da instituição de ensino Estácio de Sá, com o objetivo de apoiar o treinamento de parte do staff administrativo.

O conteúdo foi dividido: em casos específicos definidos para o treinamento e em casos gerais de atendimento e hospitalidade. O material foi implementado para repasse de maneira lúdica, através de um jogo eletrônico.

BASE DE CONHECIMENTO

CLIENTE: Estácio de Sá (http://portal.estacio.br/)

portfolio_base.jpgCuradoria do conteúdo da base de conhecimento, composta por uma compilação de perguntas frequentes acerca das diversas áreas da instituição de ensino Estácio de Sá. Os assuntos abordados na base de conhecimento têm a dupla função de FAQ aos alunos e insumo de consulta aos funcionários da instituição. Também atua como insumo de apoio à Central de Atendimento.

 

2. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE AÇÕES EDUCACIONAIS©

 PROJETO HIPERAPRENDIZAGEM

CLIENTE: Itaucard (https://www.itau.com.br/cartoes/)

portfolio_hiper.jpgProjeto feito em parceria com a BUC Consultoria (http://buc-online.com.br/), que realizou a prestação de serviços de consultoria para o desenvolvimento, implantação e acompanhamento do Programa de Treinamento “HIPERAPRENDIZAGEM” para a área de Retenção Itaucard.

O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE AÇÕES EDUCACIONAIS© foi implementado como suporte ao projeto e avaliou as Centrais de Atendimento de 3 produtos do cartão. O trabalho consistiu nos seguintes pontos:

  • Criação de equações para projeção de metas, com definição de um coeficiente de performance com base em uma análise histórica dos dados de retenção;
  • Análise dos indicadores definidos e tracking da sua evolução durante o projeto;
  • Análise do R.O.I. (Retorno sobre o Investimento) do programa de treinamentos.

 

3. DATA ANALYSIS

AIR POLLUTION PROJECT ANALYSIS

CLIENTE: John Hopkins University (https://www.jhu.edu/) para United States Environmental Protection Agency (https://www3.epa.gov/)

portfolio_data1.jpgCriação de 3 funções para análise de dados referentes aos poluentes nitrato (NO3-) e sulfato (SO42-) presentes no ar de 300 cidades norte-americanas. As funções consistiam no cálculo da média dos poluentes, na correlação entre os poluentes e na leitura dos casos cujos dados se encontravam completos.

portfolio_data3.jpg

Criação de script para análise comparativa das emissões de PM2.5 (material particulado com diâmetro de 2.5 μm), emissões de fontes relacionadas com a combustão de carvão e emissões de veículos automotores em um período de 10 anos.

 

HUMAN ACTIVITY RECOGNITION

CLIENTE: UCI Center for Machine Learning and Intelligent Systems (http://archive.ics.uci.edu/ml/)

portfolio_data2.jpgColaboração com o projeto de repositórios de dados para machine learning mantido pela University of California Irvine. O trabalho consistiu na criação de script na linguagem R Programming para juntar diferentes datasets, extrair medidas de média e desvio padrão e criar arquivo compilado de dados limpos para ser utilizado na análise de dados recolhidos de equipamentos wearables da marca Samsung.

 

4. DESIGN INSTRUCIONAL

PROJETO ALÔ COMUNIDADE

CLIENTE: Pool de empresas para parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro

portfolio_alo.jpgProjeto destinado a aperfeiçoar o canal de comunicação entre o poder público e comunidades, para atender de maneira mais assertiva as necessidades coletivas e estimular a melhora da qualidade de vida nos locais. O trabalho consistiu na montagem da narrativa (storytelling) de um pitch comercial destinado a apresentar o projeto aos stakeholders.

 

WORKSHOP DESIGN INSTRUCIONAL

CLIENTE: Ponto de Referência (http://www.pontodereferencia.com.br/)

portfolio_inst.jpgDesenvolvimento de workshop com conceitos e ferramentas de design instrucional para utilização em materiais educacionais, com o objetivo de facilitar o aprendizado. O workshop foi aplicado aos colaboradores da área de conteúdo da empresa e abordou o passo a passo para:

  • Definição de objetivos pedagógicos,
  • Definição de modelos e estratégias de aprendizagem;
  • Desenvolvimento do material educacional;
  • Implementação de níveis de avaliação.

 

TREINAMENTO BUSINESS MODEL CANVAS

CLIENTE: BUC Consultoria (http://buc-online.com.br/)

portfolio_canvas.jpgDesenvolvimento de material explicativo a respeito da ferramenta de gerenciamento estratégico CANVAS, criada por Alexander Osterwalder. O material foi utilizado como apoio pedagógico em um processo de ensino-aprendizagem aplicado pelo cliente.

 

 

 

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: