Sobre EvoluAção

fevereiro 25, 2015 § Deixe um comentário

school and education 03  Muitas pessoas têm me perguntado o porque do termo EvoluAção. Realmente vale a explicação. Nos últimos anos tenho estudado bastante sobre avaliação de projetos educativos, sobretudo a obra de Donald Kirkpatrick (4 níveis de avaliação) e Jack Phillips (famoso pelo R.O.I.). Com isso, desenvolvi uma visão crítica em relação ao nível de avaliação empregado na maioria das ações educacionais. Acho muito pouco se concentrar apenas em reação dos participantes e retenção inicial de conteúdo. Dessa forma, tenho “batido na tecla” de que é preciso medir também o que acontece após a ação educacional para avaliar o impacto dela na performance individual e coletiva.

Geralmente começo com um monólogo a respeito de como a avaliação é mal compreendida, de que ela existe para ajudar a desenvolver porque mostra o que precisa melhorar, que não é para punir, etc, etc, etc. Um cara que admiro muito, Edmour Saiani, na décima vez em que comecei o monólogo da avaliação, foi taxativo: “você tem que mudar o nome, até hoje sonho que não terminei o ITA por causa da avaliação”.

É verdade, o termo traz uma carga negativa emocional muito forte, não dá para desprezar isso. Com o “toquenacuca” do Edmour, fique matutando um nome que pudesse traduzir o que a avaliação significa para mim e de quebra mostrasse a importância e a imagem positiva que faço dela. A solução não poderia ser mais Edmouriana (quem conhece o Cara, sabe do que estou falando): EvoluAção. É a soma de Evolução (que é o resultado da avaliação) e Avaliação (o termo per se). Conhecer é evoluir e para conhecer de verdade, é preciso ir além do comum, do que se está acostumado a fazer.

Que tal uma EvoluAção aí?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Sobre EvoluAção no Marcelo Tibau.

Meta

%d blogueiros gostam disto: