Colaboração online?
março 5, 2015 § Deixe um comentário
A colaboração online é definida como um modelo de trabalho em equipe onde grandes grupos de pessoas trabalham de maneira independente em um mesmo projeto. Com base nessa definição, alguns consideram a campanha na rede em favor da candidatura da senadora Elizabeth Warren à presidência dos EUA, o exemplo mais atual. A senadora do estado de Massachusetts não é lá muito conhecida aqui no Brasil (e pelo que pude apurar, nem nos Estados Unidos), mas tem conseguido angariar muito apoio de artistas e descolados nova iorquinos, tanto que já começa a fazer barulho e ser seriamente considerada como concorrente à indicação democrata.
Ela tem a seu favor dezenas de blogs e páginas na internet de correlegionários e voluntários, além de notícias “espontâneas” em diversos telejornais e revistas. Uma recente edição da revista New Yorker trouxe um artigo a respeito de uma reunião promovida no apartamento da filha do Al Pacino, com a presença de artistas e vídeo de apoio do ator Mark Ruffalo (é inegável o impacto que formadores de opinião têm nesses casos).
De qualquer forma, o bochicho tem crescido sem que se fale muito a respeito das ideias políticas da senadora, que garantem, é uma defensora dos direitos das mulheres. Segundo o artigo que citei, Julie Pacino ligou o som, dando início à festa/convenção no seu apartamento, quando algum impertinente quis conhecer a posição da senadora em relação à Palestina. Aparentemente o debate político norte-americano tem similaridades com o brasileiro, pelo menos no quesito tergiversação.
Deixe um comentário