Instagram e educação

março 31, 2015 § Deixe um comentário

Um dos meus interesses pessoais ultimamente é a integração de redes sociais em estratégias educacionais. Tenho visto alguns exemplos inusitados, como o de uma professora de artes de Maryland, EUA. A professora em questão, Nicole Long, conta sua experiência com a ferramenta para reforçar o link entre o aprendizado e a vida real, destacando 4 benefícios.

Contato com figuras educacionais: o Instagram permite um contato mais vívido com escritores, artistas, fotógrafos e editores. Funciona como um aprendizado por exemplo para os alunos. Uma simples busca no Google (“escritores para seguir no Instagram”) já ajuda a direcionar a experiência.

Compartilhamento de fotos de anotações e trabalhos: pode-se começar compartilhando fotos com o “dever de casa”, anotações de aulas e trabalhos em grupo. Com o tempo, adiciona-se pedidos mais complexos como indicações de pesquisa. O Instagram é um método rápido e eficiente para estimular o estudo e a aplicação do aprendizado pelos alunos.

Publicação de fotos de trabalhos e elogios: a ferramenta pode ser usada ainda para compartilhar atividades, elogios e realizações como forma de incentivo.

Conexão com os alunos: segundo Nicole Long, este foi um dos resultados mais marcantes da sua experiência. Assim como muitas pessoas seguem celebridades, os estudantes seguem seus professores para ter um pequeno vislumbre a respeito do seu dia a dia, em tempo real. Quando se entrelaça o que eles fazem para se divertir com o que fazem na sala de aula, se perpetua a ideia de que aprender é divertido e de que a criatividade é parte integrante desse processo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Instagram e educação no Marcelo Tibau.

Meta

%d blogueiros gostam disto: