Trazendo o Facebook para a “sala de aula”

abril 9, 2015 § Deixe um comentário

Embora alguns estudantes possam ficar tentados a dar uma espiadinha no Facebook durante a aula, existe algumas razões para “incentivar” esse comportamento e usar a ferramenta para auxiliar o aprendizado. Vamos vê-las:

Updates mais rápidos. Alguns professores usam a ferramenta para compartilhar informações com pais e alunos a respeito de atividades em classe, testes, projetos, conteúdos, etc.

Criar um “centro de distribuição” de informação. Compartilhando links para fontes de consulta, é possível criar facilmente um local de acesso à informação que pode ser visto de qualquer lugar.

Apresentar informações externas.  É possível criar tags para páginas do Facebook que tenham a ver com o conteúdo repassado, como por exemplo da biblioteca nacional ou do senado federal.

Orientar o uso responsável da mídia social. Uma pesquisa recente da Pew Research revelou que 93% dos adolecentes de 12-17 anos navegam online e que 73% deles usam o Facebook. Mas será que o usam sabiamente? Com o crescimento de casos de cyber bullying, sexting, xingamentos e compartilhamento de informações privadas, os estudantes se beneficiariam de dicas para usar uma mídia social de maneira apropriada. Utilizando a ferramenta em um ambiente estruturado, podem entender melhor como respeitar os demais e manter um “perfil social” mais saudável.

Para mais informações a respeito de como utilizar o Facebook para estimular o aprendizado, recomendo o texto 50 Reasons to Invite Facebook Into Your Classroom.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Trazendo o Facebook para a “sala de aula” no Marcelo Tibau.

Meta

%d blogueiros gostam disto: