Google, se reordene e me ajude a aprender: Critérios de relevância para reordenar resultados de busca como um processo de aprendizagem

novembro 20, 2019 § Deixe um comentário

maxresdefault

PINELLI, Cleber; TIBAU, Marcelo; SIQUEIRA, Sean. Google, se reordene e me ajude a aprender: Critérios de relevância para reordenar resultados de busca como um processo de aprendizagem. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE), [S.l.], p. 576, nov. 2019. ISSN 2316-6533. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8762>. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.576.

Abstract: As ferramentas de busca podem auxiliar as pessoas na condução de tarefas de aprendizagem informal, contudo os critérios usados para o ranqueamento de seus resultados estão voltados a prover respostas factuais e pouco processuais. Neste contexto, este artigo apresenta critérios de relevância, baseados em teorias de aprendizagem, para apoiar uma reordenação dos resultados da busca quando há intenção de aprendizado. Para avaliar a aplicabilidade da proposta, foi utilizado um questionário contendo um comparativo entre exemplos de páginas de resultado de busca da Google e sua versão modificada. A pesquisa evidenciou que o resultado reordenado foi melhor aceito, sobretudo por aqueles que possuem maior habilidade de busca. Isto pode ser um indicativo de que reorganizar o resultado de buscas com base em teorias de aprendizagem pode apoiar a aprendizagem informal.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Google, se reordene e me ajude a aprender: Critérios de relevância para reordenar resultados de busca como um processo de aprendizagem no Marcelo Tibau.

Meta

%d blogueiros gostam disto: