O segundo relatório do estudo de cem anos sobre Inteligência Artificial (AI100)

janeiro 24, 2022 § Deixe um comentário

Em setembro de 2021 foi finalmente publicado o segundo relatório do estudo de cem anos sobre Inteligência Artificial (AI100), intitulado “Gathering Strength, Gathering Storms”.

Uma rápida recapitulação do que se trata: em 2014 foi lançado o “Estudo de 100 anos para a Inteligência Artificial”, por uma espécie de consórcio formado por universidades e departamentos de pesquisa de empresas de tecnologia.

Em 2016 foi publicado o primeiro relatório, que comentei extensamente neste espaço à época (foram cinco textos no total, deixo o link do último deles, onde você pode achar links para os demais). Uma das críticas ao primeiro relatório (de 2016), enfoca o fato dele ter restrito seu escopo apenas a cidades da América do Norte.

O relatório de 2021 é mais abrangente, mas apesar da intenção declarada de “explorar com maior profundidade o impacto que a IA está causando nas pessoas e sociedades em todo o mundo” [1], ainda se vê uma prevalência de membros participantes vindos de universidades americanas, canadenses e de língua inglesa (Escócia e Austrália, mais especificamente).

Leia o texto completo em Update or Die. Publicada em 21 de janeiro de 2022.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento O segundo relatório do estudo de cem anos sobre Inteligência Artificial (AI100) no Marcelo Tibau.

Meta

%d blogueiros gostam disto: