Nanodegree

abril 6, 2015 § 1 comentário

Para quem nunca ouviu ou leu a palavra, nanodegree é uma espécie de diploma concedido pela indústria de desenvolvimento e programação de sistemas. O nome vêm da matemática, para quem não lembra, nano é um fator decimal bem pequeno, daqueles com muitos zeros à frente. Não é à toa, o nanodegree é um curso bem pequeno (de 6 a 9 meses) e é focado especificamente no conhecimento necessário para realizar projetos práticos.

É muito utilizado pelos profissionais que querem mudar de carreira e migrar para a área de desenvolvimento de sistemas. Geralmente os nanodegrees são patrocinados e desenvolvidos em parcerias com empresas de tecnologia e comunicação como o Google e AT&T. Um bom exemplo são os cursos oferecidos pela Udacity (vale apena olhar o case do estudante Ben Halperin).

O que me chamou a atenção nesses cursos foi a sua estratégia instrucional. São cursos não presenciais (flexíveis em horários, mas rigorosos no cumprimento das suas etapas), o que força o participante a demonstrar comprometimento, organização, iniciativa e determinação, além de serem adequados para pessoas que estão em outras carreiras (e horários de trabalho apertados). O foco em habilidades e conhecimentos específicos utilizados no mercado de trabalho ajuda a priorizar o conteúdo e o desenvolvimento do curso em projetos reais patrocinados por empresas não apenas mostra como é uma rotina profissional, mas transforma o participante em parte dessa rotina (é basicamente um desenvolvimento on the job).

As empresas se beneficiam, pois têm contato direto com possíveis contratados, os estudantes idem, porque aprendem fazendo e em menos tempo e a instituição também, porque pode implementar um curso chancelado por quem realmente importa, os estudantes e os seus futuros empregadores (afinal, para que serve um curso profissionalizante?).

O importante dessa história, na minha opinião, é que nenhum dos envolvidos está sentado esperando alguma legislação mágica resolver seus problemas educacionais e nem tem medo de testar outros caminhos para a educação, diferente dos já testados há décadas. Não é por nada que a indústria de tecnologia é a cara do século XXI e que realiza inovações que vem mudando o mundo nas últimas duas décadas.

Anúncios

§ Uma Resposta para Nanodegree

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Nanodegree no Marcelo Tibau.

Meta

%d blogueiros gostam disto: