Criando uma “nuvem de palavras”
junho 18, 2015 § Deixe um comentário
A “nuvem de palavras” – no original word cloud – vem sendo usada há alguns anos para mostrar a força de certas palavras em relação a outras em um determinado texto, discurso, etc. Está se tornando popular também o seu uso educacional e não é difícil ver o porquê. É uma ótima maneira para os estudantes sintetizarem e resumirem informações, chegarem ao cerne de uma questão e visualizarem ideias e conceitos importantes de forma rápida.
Além disto, “nuvens de palavras” utilizam-se de uma característica fundamental dos seres humanos, a afinidade para o visual (são particularmente úteis para os aprendizes visuais). Se estiver interessado em utilizar a ferramenta, é preciso ter em mente que o processo de criação de “nuvens de palavras” é tão importante quanto os seus resultados. Deve ser usada em atividades estimulantes que engajem inclusive aprendizes relutantes. Já que mencionei resultados, vale a penas listar alguns vindos do uso de “nuvens de palavras” no ambiente educacional:
1) Ajuda a melhorar o vocabulário.
2) Podem ser usadas como ferramenta de auto-avaliação, quando os aprendizes estiverem escrevendo seus textos.
3) Podem ser usadas como “estratégias de ativação” – que é estimular o pensamento crítico por meio da associação de um tópico de estudo à um assunto ou conceito relacionado.
4) Podem ser usadas como ferramenta de integração – é particularmente útil para aprendizes tímidos que precisam se apresentar ou a algum tópico.
5) Ajuda no entendimento da importância das avaliações – excelente para apresentar rubricas que mostrem suas expectativas, os critérios de avaliação e a descrição dos níveis de qualidade esperados.
Uma boa dica para quem quer começar a utilizar a “nuvem de palavras”, é o site Word it Out que traz uma ferramenta online fácil de usar (a imagem no início deste texto foi feita por ela).
Deixe um comentário